top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarcela Tamiasso

Por que o fisioterapeuta precisa me avaliar se o médico já avaliou?

Vamos esclarecer algumas diferenças e a relevância de ser avaliado por um fisioterapeuta especializado.



Você já pode ter se feito essa pergunta.


A resposta simples é:

“Profissões diferentes avaliam com olhares diferentes mesmo quando o objetivo final seja resolver o mesmo problema do paciente.

Mas, vamos entender melhor?


Tanto o médico quanto o fisioterapeuta começam a consulta com a entrevista (falamos sobre ela em outro artigo, confere lá!).


Os dois profissionais podem escolher fazer perguntas parecidas, mas o médico as faz para chegar a um diagnóstico clínico (ou diagnostico médico), enquanto o fisioterapeuta busca o diagnóstico cinesiológico-funcional (ou diagnóstico fisioterapêutico).

Nos dois casos, entre a anamnese e o diagnóstico está o exame físico, que é diferente para cada profissional ( também vimos sobre ele em outro artigo).


Um médico ortopedista, por exemplo, a partir das informações colhidas na entrevista realiza um exame físico composto por uma série de testes com o objetivo final de fazer o diagnóstico clínico. Pode ser necessário pedir exames complementares para confirmar ou não sua hipótese de diagnóstico que, após confirmado, poderá receber um nome, por exemplo artrose grau II no compartimento lateral do joelho esquerdo. A partir do diagnóstico clínico, o médico irá decidir sua conduta.


Digamos que esse paciente procure um fisioterapeuta. Por mais que seja importante saber o diagnóstico dado pelo médico (quando existir), esta informação não nos ajuda a decidir nossas estratégias de tratamento. Afinal, nós tratamos as consequências funcionais e e dolorosas do problema em questão e estas consequências variam muito de paciente para paciente (mesmo entre aqueles que têm o mesmo diagnóstico clínico (médico). Por isso é fundamental que o fisioterapeuta identifique possíveis restrições e limitações que o paciente apresente para tratá-las adequadamente.


É importante que os profissionais que atendem o paciente sejam uma equipe articulada e, que cada um possa executar bem o seu papel, para que, juntos ajudem o paciente a solucionar seu problema com eficiência!

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page